06 junho 2011

Como tirar riscos de telas de celular

Nem tudo está perdido! Aprenda técnicas fáceis para deixar o visor nítido novamente

Os visores de celular são uma parte extremamente sensível do aparelho. Se o dono não for bem cuidadoso, em pouco tempo, a tela pode ser tomada por vários pequenos riscos. Claro que, conforme a tecnologia evolui, os displays também vão se tornando mais resistentes. Mas isso não significa que estes sejam impossíveis de acontecer.

No caso das mulheres, é comum deixar o aparelho dentro de bolsas com itens como moedas, chaves e demais objetos cortantes que fazem parte do dia a dia feminino. Já para os homens, chaves de carro e de casa são os principais inimigos de um visor sem riscos.

image

Muita calma nesta hora!

Mas vamos ao que interessa. Este artigo não pretende discutir a causa, mas apresentar maneiras de trabalhar com as consequências que, neste caso, são os arranhões. Procurando soluções para este problema, foram encontrados alguns depoimentos em fóruns de informática que se encaixam perfeitamente no tema deste texto.

É importante ressaltar que a intenção deste artigo é fazer um apanhado com as técnicas mais utilizadas nestes casos. O Baixaki não se responsabiliza por possíveis danos causados pela aplicação indevida de materiais que possam prejudicar o funcionamento dos aparelhos.

 

Pasta de dente

Por mais que pareça estranho e que remeta à ideia de uma técnica bizarra, muitos dos donos de celulares – e até de monitores de computador – com o visor riscado resolveram o problema com a utilização deste material de higiene pessoal. Grande parte dos usuários que escreveram depoimentos sobre este método relatou já ter tentado outras formas, mas sem obter muito sucesso.

image

Pasta de dente nele!

Para esta técnica é preciso ter em mãos uma pasta de dentebranca – não pode ser aquelas em gel – e um pedaço de algodão ou um cotonete. A utilização é simples: aplique a pasta e esfregue com o algodão ou com o cotonete, sem forçar muito, por cerca de cinco minutos.

Após este período, limpe o visor até que não reste nenhuma partícula do material e confira o resultado. Caso o arranhado ainda persista no visor, tente repetir o processo. Dependendo do tipo de display, o risco pode ir saindo um pouquinho por vez, como é o caso das telas LCD. Mas, preste atenção, não utilize por muitas vezes seguidas, pois isso pode tirar a camada de verniz que protege o visor, tirando o brilho e deixando-o com uma aparência fosca.

 

Atacando o material escolar

As borrachas escolares também podem ser utilizadas para este fim. Segundo os relatos, a que reverte em melhor resultado é aquele modelo retangular de cor verde. Esfregue levemente o material sobre a tela, exatamente em cima do risco, e depois limpe a superfície para conferir o resultado. Caso seja necessário, repita a aplicação mais vezes, sempre tomando muito cuidado para não forçar o visor. Este método é recomendado para aparelhos com display de LED.

 

Vaselina

Se você fez cara feia para a técnica baseada em pasta de dente, provavelmente deve achar esta aqui uma coisa de outro mundo. Entretanto, o leitor ficaria surpreso com a eficiência que se pode obter utilizando a vaselina como matéria-prima para tirar riscos de visores LCD.

image

Oooh tadinho!

Juntamente com o material de higiene pessoal, esta é outra candidata a número um no combate aos arranhões de visores. Segundo algumas fontes especializadas, isto acontece devido à densidade ótica da vaselina que se iguala com a densidade da tela LCD.

Enfim, apesar de estranho, este é um dos métodos que oferece menos chances de danificar o visor do aparelho. Portanto, não custa tentar. Para a utilização, é preciso aplicar uma gota do material em cima do arranhão e espalhá-la levemente com o auxílio de um pedaço de algodão ou de um cotonete. A aplicação não deve demorar mais do que um ou dois minutos. Após este período verifique o resultado retirando o excesso que ficar sobre a tela.

Se você não quiser utilizar vaselina, existem algumas substâncias que podem substituí-la, porém, não com a mesma eficácia. Estes materiais são o silicone em pasta e o óleo de soja (ou óleo de cozinha). Apesar de substitutos, eles podem oferecer mais perigo de danos ao visor, portanto, utilize com cuidado e sem exageros.

 

Displex

Já existe no mercado um produto criado especificamente para o tratamento de arranhões. O mais famoso deles é o Displex: uma pasta que trabalha como um polidor para telas de celular, iPod e PSP. O funcionamento dele se baseia no desgaste da área ao redor do risco, fazendo com que o arranhão não fique tão evidente. O produto pode ser comprado pelo site oficial ou por sites de compra virtual, como o Mercado Livre, por cerca de 30 reais a unidade.

Assim como nos outros métodos, a aplicação é simples. Basta colocar um pouco da pasta Displex no local do risco e polir a área com um pedaço de algodão ou com um pano macio e limpo durante três minutos. No caso de arranhões fundos, repita a operação para alcançar melhores resultados.

image

Displex: polidor para celulares

Não é aconselhável aplicar por mais tempo do que o período pré-estabelecido pela marca. Afinal de contas, este produto desgasta a área onde foi aplicada, formando um buraco na tela se ele for utilizado repetidamente.

A desvantagem apontada sobre esta substância é o fato de ela tirar o brilho da área na qual é utilizada. Caso o usuário aplique muitas vezes seguidas – o que é necessário para riscos muito profundos –, o visor fica marcado com uma mancha esbranquiçada e fosca.

Considerando a opinião dos donos de celular – e monitor – que utilizaram o Displex, chega-se à conclusão de que, apesar de específico para este problema, esta não é a técnica mais indicada. Entretanto, a exposição deste material continuou válida neste artigo para fins informativos. A decisão pela substância ideal cabe a cada usuário.

 

Soluções alternativas

Existem alguns celulares, os mais antigos, por exemplo, que permitem a troca da capa frontal do celular. Neste caso, o mais fácil é fazer a alteração sem precisar aplicar nenhum produto. Em outros casos, também existe a possibilidade de trocar do visor inteiro. Para isso, consulte uma assistência técnica autorizada para a sua marca.

image

Troque o visor, se possível

Caso o arranhão tenha atingido apenas a proteção plástica do visor, o problema pode ser resolvido com um polimento bem feito. Para isso, encontre um lugar na sua cidade especializado em polimento de telas em geral – monitores, televisões e celulares, por exemplo – e peça que estes profissionais deem uma ajudinha com o risco.
A prevenção é o melhor caminho

Mas, como já diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar. Portanto, se você ainda não tem nenhum risco na tela do seu celular, e pretende que ela continue assim, pode utilizar as capas protetoras que são desenvolvidas para diversos modelos de celular. Em média, o valor destas películas protetoras fica por menos de 10 reais, mas pode aumentar dependendo do tipo de visor.